Nas nossas primeiras experiências sociais com o mundo, lá na perdida infância, vivemos entre a imitação e a originalidade. Do tio bobão imitando macaco aos nós feitos nos rabos dos gatos.
Não estaria errado se dissesse que se aprende plagiar, de forma mais sistemática e organizada, na escola. Copiando textos, colando, etc. O lugar da criatividade, em alguns casos, transforma-se em lócus da bestialidade.
Do plágio aparecem – do nada – poetas, escritores, mestres e doutores obtendo aplausos com méritos alheios. Um deles, o Geógrafo Ricardo Ramirez Suárez, bem que poderia receber honoris causa pela ardileza. Nada mais nada menos que 43 artigos científicos foram identificados como plágio por esse blog. A paranaense ‘Geonotas’, em sua segunda edição de 2002, publicou um texto assinado pelo colombiano.
No mundo bloguístico, a San foi a bola da vez. Um poeta de Olinda até tentou explicar que recebeu o texto de um amigo que havia retirado do Orkut… Ora, se eu não sei quem foi o autor, classifico-o como anônimo e pronto. Não assumo a autoria. Dono de coisa boa logo aparece. Então, desculpa esfarrapada, a meu ver.
O fenômeno do plágio internético tem dado mostra de regularidade (aqui, aqui, aqui, aqui e aqui). Nem sempre podemos fazer como o Cardoso. Mas que dá vontade de pregar uma peça semelhante nesses imitadores, ah, dá…
Sandra
março 23, 2007 at 23:32Eu queria agradecer com palavras bonitas.. Não consigo! Só sei que sou muito, muito, MUITO feliz por ter vocês ao meu lado!
Amigos assim, não são todos os dias que a gente encontra. E quando temos a sorte de, como eu, encontrar, tem que cuidar como uma pedrinha de 784 kg de ouro.
Amo você. Pelo amigo, colega, irmão.
Beijos chorosos….
Adriano
março 23, 2007 at 23:37Olá Juliano,
Obrigado por linkar o nosso blog neste caso de plágio. É importante que este problema seja divulgado, para que todos fiquem espertos. Geralmente, percebe-se o plágio num blog onde tem um idiota, que escreve muito mal, com textos bem melhores que os da média que ele escreve. Fácil de perceber que é copiado.
O dono do blog que me plagiou pegou de novo um texto que antes ele tinha copiado, mas dessa vez colocou a fonte, de maneira clara. Mas percebi que hávia plágio de vários blogs parceiros, inclusive da Revista VEJA ele copiou!
Parabéns por um blog honesto como o seu.
Abraço
Tiago
março 24, 2007 at 01:59O meu problema com hotlinking foi há muito tempo… de um tempo pra cá eu tive que desativar as estatisticas do servidor, então nem tenho mais idéia se isso está acontecendo ainda….
Ótimo blog e obrigado pela citação.
Luma
março 24, 2007 at 05:01Não sei como se descobre um texto copiado, mas sei que todos os portais que oferecem blogues gratuitos, têm uma chave, no meu caso, o nav bar do blogspot que serve para fazer reclamação (ocorrência). Eles averiguam e se tiver cópia ou qualquer infração, o blogue é deletado, sem conversas.
Bom fim de semana! Beijus
Dourado
março 24, 2007 at 23:55Cara, existem mais plagiadores do q eu podia supor.
Nina
março 25, 2007 at 00:17Pôxa, Juliano, plágio é foda mesmo…
Tomo muito cuidado quando posto coisas que não são minhas… Posso até dar o crédito errado, mas sem querer, rsrs, mas não deixo de creditar os textos aos devidos autores.
Beijos, bom fds!! 🙂
Ed
março 25, 2007 at 18:33O Ina escreveu esses dias casos de plágio de perfis no Orkut, o que é muito mais ridículo ainda.
Como alguém consegue clonar um perfil alheio?
O que é isso? Viver à prestação ou por procuração.
Estranho. Muito estranho
Deliverio Gillette
março 26, 2007 at 10:06Muchas gracias por la lectura y el enlace a Plagio académico.
Quiero señalar que la mencionada revista Geonotas sostiene no uno sino dos plagios constatados y al menos un tercer artículo fraudulento, suscripto por un co-autor ficticio. Todos continúan vigentes pese a que sus responsables están informados e ignoran los reclamos de uno de los autores plagiados.
Saludos.
Edu
março 26, 2007 at 12:55Pequenos delitos que a gente vai relevando. Ainda bem que existem pessoas como vc e Sandra que não deixam barato e nos alertam!
Yvonne
março 27, 2007 at 10:36Juliano, já vivemos em um mundo abarrotado de violências e ladrões inescrupulosos. Será possível que ainda temos que ficar preocupados com ladrões de textos? Sinceramente não dá. Beijocas
Srta. Bia
março 27, 2007 at 12:10A Raquel do Pensamentos falou bem, mais cedo ou mais tarde todo blogueiro é plagiado. Uma coisa extremamente ridícula, eu mesma já fui, mas avisei e a garota acabou deletando o blog, apesar de eu ter dado a dica que é muito mais interessante tentar escrever material produzido por si mesmo que simplesmente control+c; control+v.
E qual a dificuldade de compartilhar com outro algo que você achou interessante escrito por outra pessoa, não é? Dando-lhe o devido crédito e dizendo: “ó essa pessoa escreve coisas que gosto”.
Yvonne
março 28, 2007 at 14:56Juliano, linkei você lá no meu blog. Beijocas
Helder
março 29, 2007 at 14:36Ola Juliano. Obrigado pelo link. A minha situaçao ainda não está resolvida. O PhD da Unicamp que me plagiou respondeu aa editora se referindo a mim como ‘leitor’ e dizendo que fez consulta ao meu texto que continha informacoes de dominio publico encontraveis em qualquer lugar. Mandei outra carta mas ainda nao obtive resposta. Tenho que espalhar mais isto.
Simy
abril 1, 2007 at 21:27Só tô colocando esse comentário pra fazer inveja. Não li o texto. Tô no Rio, na casa da Cris e daqui vou pro nordeste. Consegui tudo isso trabalhando muito, acredite, pouco. Bem, tô por cima da carne seca, saca?
Beiju.
* defina o sentimento. hahahahaha!
Daniela Mann
abril 2, 2007 at 23:53Há que denunciar! É uma grande falta de respeito!
__??_??
_??___??
_??___??_________????
_??___??_______??___????
_??__??_______?___??___??
__??__?______?__??__???__??
___??__?____?__??_____??__?_____
____??_??__??_??________??
____??___??__??
___?___________?
__?_____________?
_?____?_____?____?
_?____/___@__\___?
_?____\__/?\__/___?
___?_____W_____?
_____??_____??
_______?????
Uma Páscoa Feliz, deseja Daniela Mann
Cronicas do Joel
abril 11, 2007 at 19:21O plágio é mais que um tapa na cara do plagiado, é um tapa na alma.