Ontem houve uma campanha de vacinação contra rubéola no trabalho. O movimento suscitou, nos corredores, debates sobre a importância e coisa e tal. Jocoso, comentei sobre um estapafúrdio e-mail recebido indicando a possibilidade de tal campanha esconder o funesto objetivo de esterilizar homens e mulheres em idade reprodutiva.
Bobagem, claro. Mas tem gente que gosta de uma teoriazinha de conspiração…
Um colega mesmo defendeu a idéia, dizendo que havia lido no blog de um Julio-sei-lá-o-que e no site de uma tal mídia-sem-sei-lá-o-que. Referência incontestável, certo? (pesquisando no Google, só encontramos menção sobre essa bobagem em sites fundamentalistas – o que atesta a pouca credibilidade da notícia, portanto).
Adiantava dizer que o problema da superpopulação já não faz parte da agenda política de um sem número de países? Que a tendência, visto a diminuição crescente da taxa de natalidade, é um pavoroso mundo em que a população jovem esteja numericamente muito menor do que aquela que está desejosa em curtir uma aposentadoria? Que seria uma política suicida esterilizar, em massa, determinada população?
Devo confessar que meus argumentos pouco adiantaram, já que meu debatedor é um daqueles que – pasmem! – imaginam que o governo que aí está quer, em uma medida anti-cristã (SIC!), conter o crescimento populacional natural via estímulo do aborto, práticas homossexuais e laqueaduras/vasectomias gratuitas.
É mole?
——————
PS: Mundo Gump, que também recebeu o e-mail, publicou contra-argumentos interessantes. Abaixo, trechos selecionados:
ARGUMENTO TOSCO 1: Na Argentina na mesma vacina foram encontradas substancias esterelizantes.
Não foi. A informação no email é falsa (mas engenhosa, tenho que reconhecer)
ARGUMENTO TOSCO 2: Essas vacinas são aplicadas em partes localizadas estratégicamente no planeta sobre as áreas subdesenvolvidas e de superpepulação. ( Numa parceria com a unesco)
Só se considerarmos subdesenvolvidos países como a Inglaterra e Estados Unidos. Não existe absolutamente nenhuma região no mundo (incluindo países da África) em que a população tenha diminuído após vacinações de rubéola. (…)
(…)
ARGUMENTO TOSCO 4: Qual o sentido da campanha? Por que tanto investimento nisso? Se esta nem é uma doença tão grave perante tantas outras?
A explicação é que fica muito mais difícil as pessoas saberem que tem vacinação sem serem avisadas sobre isso. Enquanto não houver telepatia global, o único jeito do povo se mexer é com grandes campanhas. Considerar que esta não é uma doença grave só pra quem não teve filho abortado ou que nasceu cego ou surdo ou com outra deformidade devido a rubéola durante a gravidez.
(…)
ARGUMENTO TOSCO 6: Por que a faixa etária é justamente a idade reprodutiva? A faixa de maior fertilidade da população?
Provavelmente porque são as faixas de maior concentração populacional. Além disso, é nesta faixa que se concentra a população economicamente ativa do país. E provavelmente as faixas abaixo tomaram a vacina na infância. E talvez as estatísticas mostrem que as faixas acima já foram vacinadas e seu número não justifique uma relação de custo/benefício eficaz.
(…)
ARGUMENTO TOSCO 8: As taxas de natalidade na Argentina caíram depois da vacinação de 2006
Ok. Que bom. Legal. Tomara que aqui continuem assim também. A verdade é que a taxa de natalidade vem caindo em todos os países industrializados.(…)
ARGUMENTO TOSCO 9: Tem poucos casos de Rubéola no país para justificar vacinar todo mundo
Foram 8683 casos confirmados em 2007. fonte Pra mim isso é muito sério. Bem mais do que foi com a tal “febre amarela” episódica que causou desespero, filas nos postos, medo na população, vendeu muito jornal fez a manchete dos noticiários numa época sem grandes notícias e logo depois, sumiu.
ARGUMENTO TOSCO 10: A vacina é obrigatória. Compulsória.
Papo furado. Você já viu alguém chegar algemado no posto de saúde para tomar vacina? Nem eu.
(…)
O governo brasileiro não teria nem competência para criar um plano decente de esterilização em massa. Isso é delírio.
Então, o fato é: Tome a porcaria da vacina. Não caia nesses emails de pessoas ingóbeis nem repasse estas porcarias de hoax antes investigar um pouco. Repassando esses emails de hoax, VOCÊ estará contribuindo para disseminar o MEDO em pessoas que por culpa do SEU email alarmista-conspiratório não se vacinarão e que poderão infectar grávidas, resultando em crianças abortadas ou com má formação congênita e a culpa será INTEIRAMENTE SUA!
O texto, na íntegra, encontra-se aqui.
Edu
agosto 28, 2008 at 10:10O que eu quero saber: é no bumbum ou no braço? Dói?
Jaziel
agosto 31, 2008 at 14:07rsrsrs.
eu vacinei dia 11, tive uma reação eu acho com a vacina depois de 15 dias.
Fiquei 3 dias de atestado, depois a secretaria de saúde pediu para tirar sangue para fazer o exame.
Agora é esperar. Mas temos q vacinar todos nos… valeu.
Jens
setembro 5, 2008 at 12:49Pois é Juliano, dizem que a campanha de vacinação é um plano maquiávelico do Lula. A maldade e a criatividade desta gente, são uma arte.
Allan
setembro 6, 2008 at 00:24Certas pessoas me fazem acreditar na necessidade de um controle de natalidade.
Juliano
setembro 6, 2008 at 13:01Edu: dói, dói… e dói. 😉
Jaziel: viva os atestados! viva as vacinas! 😉
Jens: não há limite pra imaginação, realmente.
Allan: tô rindo até agorar… 🙂
Sandra
setembro 10, 2008 at 20:27Recebi também e passei para a minha irmã. O argumento dela foi taxativo: se a esterilização é feminina porque forçar os homens a tomá-la??? mais um e-mail para o site “lendas da internet”… rsrsrsrsrsrsrs
Beijos
Edu
setembro 15, 2008 at 10:19Uai, cadê o post que deveria estar aqui? Eu tinha um comentário tão bunitinhu: pimenta neoliberal no cu dos outros é refresco! 🙂
JOSE ROBERTO
setembro 17, 2008 at 09:19QUERIAA VER ESSE I-MAIL SE TIVEREM ME MANDEM OBRIGADO
JOSE ROBERTO
setembro 17, 2008 at 09:21GOSTARIA DE RECEBER ESTE I-MAIL SOBRE A VERDADE DA VACINACAO EM MASSA SE PODEREM ME MANDEM JRC.JRC@HOTMAIL.COM