Espetáculo, espetáculo… tudo é espetáculo

O conjunto dos conhecimentos, que continua a desenvolver-se atualmente como pensamento do espetáculo, deve justificar uma sociedade injustificável, e constituir-se em ciência geral da falsa-consciência, inteiramente condicionada pelo fato de não poder nem mesmo querer pensar na sua própria base material no sistema espetacular.

Guy Debord, “A sociedade do espetáculo”.

Aconteceu em São Paulo, no final de maio, mais uma edição de ‘Gestão do Futuro: o espetáculo internacional do conhecimento’. Das sete horas, aproximadas, de duração do evento, apenas duas são de palestra (divididas entre dois conferencistas). O restante do tempo é rateado entre o ‘welcome coffee’, MPB ao vivo (Gal Costa, Milton Santos e assemelhados) e, pra fechar com chave de ouro, um singelo coquetel.

No ‘staff’, pessoas de alto calibre intelectual, reconhecimento acadêmico e símbolos da eficiência em gestão, como Luciano Huck, Joãosinho Trinta e Bernardinho. Tudo isso por módicos R$ 1600,00. Melhor terapia empresarial, só o Congresso Empresarial dessa outra firma de sucesso. Espetáculo, espetáculo… tudo é espetáculo.

No Comments

Post a Comment