Muito se fala de um tal “analfabetismo geográfico” entre os estadunidenses. Qualquer rodinha em que o tema Estados Unidos se levanta, lá está a piada: os americanos não sabem Geografia.
Tal “analfabetismo” já foi notícia na década de 1990, quando uma pesquisa demonstrou que o norte-americano pouco sabia da geografia mundial. Isso deflagrou uma campanha nacional para se ter a Geografia implantada nos currículos escolares.
Na presente década, outra pesquisa apontou para os mesmos resultados. Apesar de instituída, parece que a disciplina escolar não obteve bons resultados.
Esse analfabetismo geográfico como típico do americano não passa, na verdade, de um despropósito.
Primeiro, porque saber Geografia não significa localizar os mais de duzentos países no mapa. O americano médio não tem obrigação de saber onde fica o Casaquistão ou onde está localizada a Eritréia. Haverá sempre perto uma enciclopédia, ou, na falta de alguma coisa impressa, uma wikipedia da vida.
Segundo, porque o que acontece com os americanos médios, os tais comumente denominados de “populares”, sucede também no Brasil. Os grandes assuntos do momento, ao que parece, não são suficientes para envolver os ocupados adultos, mergulhados que estão em seus cotidianos limitados.
Isso, para professor de Geografia do Ensino Médio, como eu, é fato corriqueiro. A maioria da galerë não sabe localizar no mapa-mundi países parceiros do Brasil, como a China, Estados Unidos e Argentina.
Tudo isso pode ser sinal de um problema maior, que é a má formação que as pessoas adquirem no decorrer da vida escolar. Muito mais que saber nomes de países, o fato de não conhecer a dinâmica do espaço mundial contribui, a meu ver, para ampliar a alienação da população – seja ela americana, brasileira ou mexicana.
Assim, gozar do americano médio e silenciar sobre o brasileiro médio não passa de uma mera contradição. De um brasileiro médio, claro.
=========///////=========
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=BWh9cTUQVmM][youtube=http://www.youtube.com/watch?v=fJuNgBkloFE]
No Comments