Direitos humanos e… Cuba.

A discussão sobre os direitos humanos em Cuba está bombando em uma lista de discussão que participo. Não era para tanto.

Explico.

É evidente que não há liberdade de expressão ampla e irrestrita em Cuba. Alguns argumentam que as passeatas das mulheres cubanas indicam o contrário; uma bobagem, porque, mesmo nos mais duros tempos da ditadura brasileira, também por aqui aconteciam manifestações públicas. E, ademais, a imagem de mulheres sendo presas por isso (ah, sim, houve prisões!) é uma prova de que a liberdade, em Cuba, é vigiada.

~*~

Uma forma de desviar a discussão é levantar os problemas com os direitos humanos nos EUA e na Europa. “Ué, o que os EUA fazem em Guantánamo?”; “Olha a hipocrisia aí: fulano de tal, migrante na Suíça, faleceu de greve de fome por protestar contra a xenofobia européia, e ninguém fala nada!”.

Ora, o que se deve fazer é CONDENAR qualquer violação dos direitos humanos. Aí, sim, a burrice ideológica cega: ali, enxergam apenas os crimes cubanos; acolá, apenas os perpetrados por outras nações.

~*~

Não deixa de ser curioso, por outro lado, os diversos partidos de esquerda no Brasil silenciarem sobre a ditadura do PARTIDO ÚNICO cubano. Se lá estivesse, a variedade faunística do PT ao PCO seria resumida em uma única legenda…

No Comments

Post a Comment