Meu trabalho vez por outra me deixa off-line. Por essa razão, estou atendendo tardiamente ao ‘meme’ proposto pelo ‘Faça sua parte’ e à intimação feita pelo Mestre Edu.
Cito abaixo três atitudes ecologicamente saudáveis já desenvolvidas/estimuladas:
1. Recuperação de nascentes: moro em uma cidade pequena – pouco menos de cem mil habitantes – muito bem servida de cursos d’água. São três córregos, dois deles com nascentes dentro da área urbana. Uma das nascentes estava bastante degradada. Mobilizamos a comunidade para recuperá-la e preservá-la.
2. Implementação de coleta seletiva do lixo nas escolas: através de projetos de educação ambiental, instituímos a seleção do lixo interno. A proposta foi apresentada a prefeitura prevendo tanto a possibilidade de expansão da coleta como política urbana efetiva quanto estudo para viabilizar uma usina de reciclagem do lixo.
3. Monitoramento do gasto com água em diversas instituições públicas: em alguns casos, percebemos que havia gasto excessivo. Técnicos da empresa de abastecimento de água constataram vazamento nas tubulações.
Vejam que não são ações inéditas, pioneiras. São, sobretudo, exeqüíveis e necessárias na maior parte das cidades médias brasileiras. É isso.
Edu
fevereiro 11, 2007 at 13:06Eita!! A novidade da coisa não importa, o que importa é que são ações MUITO bacanas!! Tô orgulhoso de ocê. 🙂
Allan
fevereiro 16, 2007 at 21:21É nas escolas que a vida começa.
irado
maio 8, 2007 at 18:47boa tarde.
Estou procurando projeto de COMO recuperar uma pequena nascente, em um sítio. A nascente estava assoreada e, com pequena escavação conseguiu-se um filete de água, porém gostaria de um projeto pequeno para construção apropriada para proteção da mesma, com o intuito de evitar-se novo assoreamento. Tem alguma idéia de onde achar algo pequeno (a que encontrei era ENORME..
obrigado.
Valmir
julho 30, 2007 at 16:12Também procuro um projeto para recuperar uma pequena nascente tem alguma
idéia? vi que um senhor chamado Pedro Diesel ensina em Santa Catarina,
porém fica meio inviável ir até lá.