A Terra é oca

Que a Alemanha Nazista contava com um excelente staff de cientistas, ninguém duvida. Poucos desconfiam, porém, que o núcleo intelectual do Partido Nazista era dado a fantasiosas e antigas teorias esotéricas.

A Teoria da Terra Oca é, dentre elas, a mais curiosa. É um belíssimo exemplo de como a mente humana pode ser inventiva, usando linguajar científico e complexas fórmulas matemáticas.

Os defensores dessa idéia consideravam que, enfim, haviam descoberto a razão pela qual a Terra tinha os pólos achatados. Simples: nas extremidades do planeta há um ‘buraco’. Buraco não, passagem. Para ninguém ficar na penumbra, exatamente no centro da Terra havia um “Sol Interior”. O “mundo interior” era habitado por uma civilização com conhecimentos superiores aos nossos. Eram, provavelmente, descendentes dos lendários atlantes – dos quais os arianos descendem diretamente.

Na década de 1920 houve o primeiro vôo sobre os pólos como tentativa oficial de comprovar a teoria. Nada de buraco. Mas o que o aviador fez, segundo alguns, foi acompanhar a gravidade da borda da superfície do planeta, impedindo-o de ver a entrada. Logo, havia penetrado (!) no interior do planeta sem se dar conta.

O vôo sendo usado como prova de que a Terra é oca foi a primeira explicação usando tecnologia. Mas nada se compara às fotos de satélite conseguidas por Ray Palmer, um defensor da Teoria em questão. Eram provas irrefutáveis de que havia, sim, uma passagem para o mundo de Agharta (as fotos foram tiradas durante o escuro inverno ártico).

Essa historieta entra em conexão com outras, em nada devendo no quesito fantasia. Atlantes, Shangrilás, hiperborianos, lemurianos e extra-terrestres se misturam. Se haviam poucos dados para a ciência refletir serenamente sobre o tema, a literatura nadava de braçada nessas lacunas. Julio Verne e Edgar Burroughs foram exemplos disso.

Então. Voltando aos nazistas. Em 1942, Hitler enviou uma equipe para investigar algumas ilhas bálticas localizadas nas imediações do Pólo Norte. Acreditava que, sendo a terra oca, era possível conseguir imagens da frota inglesa dentro da Terra.

Entre assessores diretos de Hitler, vários eram fortemente influenciados por teorias esotéricas. Göring, braço direito do Führer e criador da Gestapo, foi o responsável pela divulgação da teoria da Terra Oca na alta cúpula do Partido Nacional-Socialista. Ligações perigosas: a geopolítica de Haushofer, o esoterismo ariano de Göring, o carisma de Hitler e muita leitura deturpada de Nietzsche . Deu no que deu.

Para os brasileiros, tão distantes das regiões polares, um consolo: existem no Brasil três passagens para o mundo interior (Mato Grosso, Manaus e Cataratas do Iguaçu). Que tal?

PS.: Os melhores textos sobre a Teoria da Terra Oca e outros ‘mistérios’ você encontra aqui.
Se a intenção é acreditar no que eu não acredito, é melhor vir aqui.

2 Comments

  • joseadegas

    março 16, 2008 at 19:31

    hollow earth – i believe in it because i have an open mind!

  • rubens

    outubro 25, 2008 at 11:20

    eu acredito que isso é totalmente real e queria fazer parte de algum grupo mais aprofundado de estudos

Post a Comment