Revista Brasileira de Geografia

Que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística tem muito de Estatística e pouco de Geografia, todos sabemos. Essa situação reflete a constante desvalorização pela qual a Geografia passou nesse órgão nos últimos anos.

Os tempos áureos da Geografia Brasileira estão registrados na Revista Brasileira de Geografia (RBG). Trimestral até a década de 1980, a revista diminuiu a periodicidade até desaparecer, em 1996.

Felizmente, a atual gestão à frente do órgão tem se diferenciado da mediocridade de anos anteriores no trato do temário da Geografia. Até uma nova edição da revista foi publicada, em 2005. Sem muito alarde, no entanto, e sem previsão de continuidade – o que é lamentável.

Mesmo assim, é digna de louvor a digitalização de todos os números da RBG, desde 1939. Para os interessados em história do pensamento geográfico brasileiro, isso é um prato cheio. Para os  saudosistas de plantão, nada melhor como relembrar um tempo no qual a Geografia vivia momentos de alto prestígio junto a comunidade científica brasileira.

Os arquivos estão disponíveis na biblioteca virtual do IBGE. Para localizá-los, clique em “coleção digital” e, em seguida, em “Publicações”. No campo “busca”, digite “RBG”.

No Comments

Post a Comment