Os candidatos foram Alckmin, César Maia, Heloísa Helena e, claro, Lula. Parte considerável dos tucanos apoiou o prefeito carioca. A Heloísa quase conseguiu, mas pequena margem de votos colocou Maia no segundo turno, apoiado nesse round por todos os outros partidos de oposição. A derrota do PT foi acachapante.
No Congresso, Fleury se destacava como líder do novo governo. Em companhia de gente de outras lutas, propôs um pacote de medidas visando atacar os bandidos brasileiros. No pacote, dois previsíveis referendos: um pela redução da maioridade penal para catorze anos; o outro visava oficializar a pena de morte no Brasil.
O mais polêmico, porém, foi o projeto aprovado do Bolsonaro intitulado ‘Para cada cidadão, um revólver na mão’. Acordo bilionário entre o novo governo e a Taurus possibilitou a venda de armas a preços populares para gente de bem. Ticket’s munição eram doados junto com cestas básicas, permitindo qualquer pessoa comprar balas em supermercados credenciados.
O sonho acabou no momento em que eu colocava a plaquinha ‘Aqui mora um cidadão de bem’ no muro aqui de casa. Lembro ainda que um grupo de mendigos deitados na calçada saiu em disparada. Estavam pálidos e com os olhos arregalados.
No Comments