O ENEM 2010: sucesso ou fracasso?

Ora, se você está acompanhando o noticiário nacional não terá a mínima dúvida de que a resposta, para essa pergunta, aponta para um estrondoso desastre. O celeuma criado em torno de algumas provas com problemas tem consumido páginas e páginas de jornais, horas e horas nos rádios e tv’s.

Esquecem, no entanto, de ressaltar o fato de que os problemas se restringiram a 0,06 do total de provas. Isto é, 99,94% dos cadernos de prova estavam absolutamente corretos. Isso não parece ser suficiente para a parcial imprensa brasileira…

1 Comment

  • Makoto

    novembro 20, 2010 at 14:27

    Os problemas do Enem não se restringem às falhas de impressão das folhas de resposta ou na montagem dos cadernos de questão. Existem, também, alguns problemas sérios de ordem geográfica, como gente que é mandada para locais de prova em regiões inacessíveis de grandes cidades como São Paulo, onde, aliás, tiveram a brilhante idéia de escolher escolas coladas ao autódromo de Interlagos. Além dos muitos casos de gente que nem conseguiu chegar ao local de prova por causa do trânsito da região, os que chegaram tiveram que fazer a prova ouvindo o ronco dos motores. Alguns dos meus alunos foram até mandados para fazer a prova em cidades do interior que nem sabiam que existiam. Esse tipo de falha não acontecia antes da criação do Inep.

Post a Comment