A anamorfose é uma técnica utilizada na cartografia e responsável pela maioria dos “mapas estilizados” que vemos com freqüência atualmente. Essa técnica não se preocupa, exatamente, com a forma e o tamanho do espaço a ser representado: os fenômenos em si que recebem maior atenção. Assim, procura-se demonstrar proporcionalmente o dado relevante a que se propõe o mapa. Abole-se, portanto, a ortodoxia da representação consagrada pela geometria espacial euclidiana. Abaixo, um mapa demográfico construído observando essa técnica:

Aqui, mais mapas elaborados através dessa técnica.
gabriela
março 30, 2009 at 21:06oi juliana gostei muito do seu blog eu percebi que vc tem um dos dois sites que falam sobre mapas de anamorfose…
eu tenho 15 anos e minha escola pediu que nos pesquisacemos e achei interessante porq sempre que eu pesquiso aparece muitos sites e dessa vez apareceu só dois…
é legal se tratar de um assunto como esse gostei muito.
só que uma dica muita gente do estado de sp pesquisará isso e seria muito bom se vc colocasse mais exemplos de imagens como essa obrigado…
gabriela
março 30, 2009 at 21:09nuuss isso que acontece pela falta de atenção me desculpe julianO e também agora que percebi que tem mais exemplos desses mapas me desculpe mesmo…